carregando...

Notícia

4 de agosto de 2025

Plataforma “Meu Imóvel Rural” é lançada pelo Governo Federal reunindo as informações dos imóveis rurais brasileiros

Por Alice Ferreira, Luma Diniz Lucio, Lorena Viterbo de Resende e Carolina Penteado da Costa Galvão.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público lançou, no dia 23 de julho de 2025, a plataforma “Meu Imóvel Rural”, funcionalidade que reúne informações e documentos referentes aos imóveis rurais detidos pelos cidadãos. A plataforma, que pode ser acessada pelo computador ou por meio de aplicativo pelo celular, integra as informações registradas no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) e Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SICAR), permitindo que o usuário, em uma única plataforma, emita documentos e consulte a situação do seu imóvel perante o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e a base de dados do Serviço Florestal Brasileiro – SFB, que gerencia o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A funcionalidade permite que eventuais inconsistências entre as diferentes bases de dados sejam detectadas, indicando o link para correção das informações nos sistemas de origem, e sinaliza em caso de alterações no cadastro dos imóveis nos sistemas supracitados. A plataforma possibilita aos usuários uma análise mais eficiente da situação fundiária dos seus imóveis, facilitando a identificação de irregularidades. A resolução de eventuais problemas identificados, no entanto, não será realizada pela plataforma, sendo necessária uma análise técnica e jurídica do caso concreto para verificação das medidas necessárias para a regularização do imóvel rural.

O acesso à plataforma eletrônica é realizado com acesso GOV.BR, possibilitando que a pessoa física acesse os dados dos seus imóveis rurais. A partir de novembro de 2025, a plataforma também poderá ser utilizada por pessoas jurídicas, e contará com novas funcionalidades voltadas para os seus usuários, como o recebimento de notificações sobre direitos e responsabilidades do proprietário.

A plataforma pode ser acessada diretamente pela internet na Plataforma Meu Imóvel Rural ou por meio do Aplicativo Meu Imóvel Rural.


Este boletim tem propósito meramente informativo e não deve ser considerado a fim de se obter aconselhamento jurídico sobre qualquer um dos temas aqui tratados. Para informações adicionais, contate os líderes do Time de Negócios Imobiliários. CGM Advogados. Todos os direitos reservados.

Conteúdo relacionado

Ir para o conteúdo