carregando...

Notícia

11 de fevereiro de 2025

CADE realiza audiência pública sobre ecossistemas digitais em dispositivos móveis

Por Natali de Vicente Santos Kapulskis e Sarah Carneiro

No próximo dia 19/02, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”) realizará audiência pública para discutir aspectos concorrenciais relacionados a ecossistemas digitais em que se inserem os sistemas operacionais para dispositivos móveis iOS da Apple e Android do Google (Alphabet).

O debate busca incluir agentes econômicos, especialistas, acadêmicos, organizações da sociedade civil e demais interessados, com o objetivo entender quais são os desafios enfrentados no mercado, especialmente frente ao “número crescente de denúncias de infrações à ordem econômica relacionadas aos ecossistemas digitais para dispositivos móveis”. As contribuições podem ser feitas oralmente ou por escrito, com prazo de inscrição ou de submissão até o dia 12 de fevereiro, pelo e-mail audienciapublica@cade.gov.br.

Conforme mencionado em edital divulgado pelo CADE (link aqui), a concorrência em ecossistemas digitais já vem sendo estudada por diversas autoridades antitruste pelo mundo (como Holanda, Reino Unido e Austrália), além de dar origem a diferentes investigações por práticas anticompetitivas no Brasil e no exterior. No País, três casos se destacam:

  • Google Android (inquérito administrativo nº 08700.002940/2019-76): investiga supostos acordos do Google com fabricantes de dispositivos móveis e operadores de redes móveis para a imposição de restrições sobre aplicativos e versões do Android;
  • Google Play Store (inquérito administrativo nº 08700.009916/2024-25): apura suposta de imposição de restrições, pelo Google, à utilização de aplicativos ou sistemas de pagamento distintos do Google Play no sistema Android; e
  • Apple App Store (processo administrativo nº 08700.009531/2022-04 e recurso voluntário nº 08700.009932/2024-18): avaliação de suposta de imposição de restrições, pela Apple, à utilização de aplicativos ou sistemas de pagamento distintos do sistema iOS. Foi concedida medida preventiva para conter efeitos anticompetitivos decorrentes dos termos e condições do uso da Apple Store, que posteriormente foi suspensa por determinação judicial.

Enquanto o debate sobre o Projeto de Lei nº 2.768/20222, que disciplina a organização, o funcionamento e a operação das plataformas digitais que oferecem serviços ao público brasileiro, ainda tramita no Congresso Nacional, a audiência pública simboliza um movimento de autoafirmação do CADE enquanto órgão responsável pela regulação de mercados digitais. Esse posicionamento está alinhado com a recomendação da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda em seu relatório “Aspectos Econômicos e Concorrenciais de Plataformas Digitais: Considerações sobre o cenário no Brasil e recomendações para aprimoramentos regulatórios e de políticas públicas”, comentado por nós em post do Linkedin (link aqui), para que o CADE assuma a função reguladora de mercados digitais.

Nosso time está à disposição para colher contribuições à audiência pública ou auxiliá-los nesse processo.

📅 Quando? 19 de fevereiro, às 14h

📍 Onde? Transmissão ao vivo no canal no YouTube do CADE e participação híbrida (presencial e online)

📩 Inscrições? Até 12 de fevereiro pelo e-mail: audienciapublica@cade.gov.br

Este boletim tem propósito meramente informativo e não deve ser considerado a fim de se obter aconselhamento jurídico sobre qualquer um dos temas aqui tratados. Para informações adicionais, contate os líderes do Time de Concorrencial.

CGM Advogados. Todos os direitos reservados.

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo