Highlights da COP 28
Combustíveis Fósseis
Após muita negociação, a COP 28 termina sem a desejada previsão de phase out dos combustíveis fósseis (eliminação completa da matriz energética global até 2050), mas com o compromisso de transição energética, onde estipulou-se que os países devem “afastar-se dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos, de maneira justa, ordenada e equitativa”. Apesar não haver metas concretas, tampouco prazos definidos, admitiu-se a imprescindibilidade da transição energética.
Regulamentação do Artigo 6 do Acordo de Paris
Ainda não foi alcançado consenso sobre o Mercado Global de Carbono, com a regulamentação da possibilidade de aquisição de créditos de carbono de projetos desenvolvidos por entidades privadas por países que necessitarem compensar suas emissões. Divergências sobre questões como integridade, metodologias e transferências de créditos não foram superadas nessa COP.
Captura de Carbono
O Relatório Final da COP enfatiza a necessidade de investimentos em tecnologias de baixa emissão de carbono, incluindo a captura de carbono, como uma estratégia para a transição energética.
Meta do Acordo de Paris
O relatório expressa preocupação com a insuficiência do orçamento para cumprir a meta do Acordo de Paris, que busca limitar o aquecimento global a 1,5 °C até o final do século, em relação aos níveis pré-industriais.
Energia Renovável
O relatório propõe que se triplique a capacidade de energia renovável globalmente e a duplicação da taxa média anual de melhorias na eficiência energética até 2030.
No entanto, não foram estabelecidas metas quantitativas, tampouco foram considerados os diferentes estágios de desenvolvimento de cada país para alcançar esses objetivos
Financiamento para Mitigação e Adaptação
Reconheceu-se a necessidade de financiamento substancial para medidas de mitigação das mudanças climáticas e adaptação, especialmente nos países em desenvolvimento, que serão temas relevantes para discussões na próxima COP. Foi criado um fundo climático para compensação de perdas e danos, o qual já recebeu aportes por alguns países.