carregando...

Artigo

14 de novembro de 2024

Sandbox Regulatório ANTAQ: tomada de subsídios

Por Thais R., Lia C. e Natali de Vicente Santos Kapulskis.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (“ANTAQ”) iniciou processo de tomada de subsídios para receber contribuições até 10/12/2024 para a elaboração de futura Resolução sobre seu ambiente regulatório experimental (“Sandbox Regulatório”).

O que é Sandbox Regulatório?

É um ambiente onde o órgão regulador permite que uma empresa opere sob regras diferenciadas das demais por um período determinado, com o objetivo de testar inovações sem que a empresa viole as normas vigentes.

Durante o período do experimento, os reguladores acompanham os testes para avaliar os benefícios e riscos que as inovações podem trazer à sociedade. Além disso, o órgão regulador implementa medidas para garantir que os usuários dos serviços não sejam expostos a riscos excessivos. A atuação da empresa é monitorada para coletar informações que ajudarão a decidir se os regulamentos devem ser alterados para todas as empresas e, em caso afirmativo, como essas mudanças devem ser implementadas.

Objetivos do Sandbox Regulatório:

  • Potencializar a capacidade de inovação e absorção de tecnologias de forma estruturada;
  • Ampliar fontes de recursos externos em inovação, tecnologia e ações estratégicas para melhorar a prestação de serviços; e
  • Desenvolver competências em regulação, cultura de inovação, integridade e governança da ANTAQ.

Como deverá funcionar o Sandbox Regulatório ANTAQ?

Segundo consta da minuta de resolução, anualmente, a ANTAQ tornará público seu portfólio de projetos de Sandbox, especificando as Superintendências Patrocinadoras. Em seguida, a ANTAQ selecionará projetos apresentados por meio de chamamentos públicos.

Alternativamente, as Superintendências Patrocinadoras poderão, a qualquer momento, receber diretamente propostas para o desenvolvimento de modelos inovadores específicos de Sandbox, desde que estejam alinhadas aos princípios estabelecidos na Resolução objeto da tomada de subsídios. Essas propostas devem atender aos seguintes requisitos: serem inovadoras, terem potencial para promover ganhos de eficiência, reduzir custos ou ampliar o acesso do público a produtos e serviços do mercado de transporte aquaviário.

Poderão participar pessoas jurídicas que demonstrem qualificação técnica, jurídica e capacidade econômica e financeira para os projetos.

Como participar da tomada de subsídios ANTAQ?

Os interessados (armadores, por exemplo) podem avaliar a minuta de Resolução proposta pela ANTAQ (link) e propor “subsídios”, ou seja, propor alterações, inovações ou acréscimos ao texto da futura Resolução.

As contribuições poderão ser dirigidas à ANTAQ até às 23h59 do dia 10/12/2024, exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível em: Formulário – Tomada de Subsídios SRG Nº 02/2024 (link).

Experiência de outras agências reguladoras:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (“ANTT”) adotou o ambiente experimental regulatório para testar o Pedágio Eletrônico (“Free Flow”), o que permitiu a troca do pedágio físico previstas no contrato da CCR RioSP, BR-101 Rio, por pedágio eletrônico (Processo 50500.055984/2023-06).

Neste caso foram observados alguns benefícios para os usuários, dentre eles: não necessidade de parar em praças de pedágios, maior segurança, agilidade e fluidez na rodovia e facilidade de pagamento (tag ou pagamento em até 15 dias).


Este boletim tem propósito meramente informativo e não deve ser considerado a fim de se obter aconselhamento jurídico sobre qualquer um dos temas aqui tratados. Para informações adicionais, contate os líderes do time Regulatório.

CGM Advogados. Todos os direitos reservados.

Conteúdo relacionado

Pular para o conteúdo